Jiu Jitsu X Corona vírus, o que fazer?
A Alliance vem através desse comunicado dizer a todos seus alunos e professores que vem acompanhando de perto a evolução mundial do corona vírus que ontem foi considerado uma pandemia pela OMS.
Estamos tomando todas as providências no reforço da higiene em nossas instalações para que nossos tatames e demais dependências possam prevenir a propagação do vírus.
As academias tem recomendação para desligarem os bebedouros, disponibilizar álcool gel anti bactericida e usar desinfetante diariamente no tatame.
Temos academias em 25 países incluindo a China onde nossa filial ficou fechada por quase um mês por determinação do governo e aos poucos volta a sua normalidade.
Sabemos da probabilidade dos desdobramentos para outros lugares e estamos atentos as recomendações dos órgãos competentes em diversas localidades para podermos orientar nossa comunidade.
Importante porém tirarmos da cabeça a letalidade do vírus COV-19, que não é muito maior que o de uma gripe comum e bem menor do que o já conhecido H1N1, as pessoas em maior risco são em sua maioria idosos, fumantes e pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios.
Acredito que nossos alunos devido a prática constante de atividade física não se incluam nesse grupo.
No entanto entendemos que podemos conviver com pessoas nessa condições e por isso se faz necessário que tomemos algumas precauções de higiene e saúde.
Lavar as mão e utilizar álcool gel (70%) cobrir o rosto ao espirrar ou tossir e principalmente ao sentir qualquer sintoma de gripe, FICAR EM CASA.
O prazo de incubação do vírus é entre 2 e 14 dias, logo se você teve contato com alguém que confirmou o contágio deve também procurar um serviço médico e esperar esse tempo fora do tatame.
Acredito que a comunidade do Jiu Jitsu vai passar por esse momento com responsabilidade e segurança cuidando uns dos outros como sempre fazemos em nossas academias.
Se alimente bem, se hidrate bastante e mantenha seu nível de atividade física isso é o que nos mantem saudáveis e mais longe de qualquer doença.
Continuaremos monitorando e seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde através do Doutor infectologista David Uip, veja no link as ultimas recomendações, http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/
Atenciosamente,
Fabio Gurgel
Muito bem estamos atento sou da area de saude e praticante de jiu jitsu.
Muito obrigado, Mestre Fábio, pela nota de esclarecimento, orientação, recomendação e posicionamento. Um forte abraço.
Obrigado pela atenção e esclarecimento sensei Oss
Sou praticante de jiu e acho valido a opinião, mas infelizmente existe o contato físico o que no momento se torna perigoso.
Sugiro que APAGUE o parágrafo onde você minimiza os efeitos do coronavirus. A questão não é a letalidade tampouco os efeitos que o vírus acarreta, e sim que todos nós, saudáveis ou não, uma vez contaminados nos tornamos VETORES do vírus, podendo contaminar também idosos e pessoas de fato que se incluem no grupo de risco.
Vamos ter consciencia coletiva.
Sugiro que vc leia meu post seguinte! abs