Fabio Gurgel

Fabio Gurgel

Mestre Faixa Coral [vermelha e preta] 7º grau

4x Campeão Mundial 

Co-founder e CEO da Alliance Jiu Jitsu

Técnico e líder da equipe Alliance Jiu Jitsu
13X campeã mundial.

Membro do Hall da fama pela IBJJF
(Federação internacional de Jiu Jitsu)

Mentor Liderança no G4 Educação

Membro do comitê ESG & Pessoas na 2W Energia

Especializações: Disruptive Strategy na Harvard Business School em 2020

Brand Strategy Sprint | Section 4 com Scott Galaway, em 2021

Business Strategy Sprint | Section 4, em 2022

Complete Manager Sprint | Section 4, em 2022

Organizational Leadership | Harvard 2022

UM MANISFESTO

A VIDA ATRAVÉS DAS LENTES DO JIU JITSU

Quando penso em Jiu Jitsu, penso em uma enorme lente através da qual enxergo todas as coisas, mas nem sempre foi assim e não espero que você que está começando a ler esse texto entenda imediatamente o que quero te contar.

Um pensamento mais comum a respeito do Jiu Jitsu está ligado a sua eficiência, devido a seu histórico de confrontos com outras modalidades a partir da década de 30 com os desafios e vitórias da família Gracie, que tiveram imensa publicidade nas décadas que se seguiram no Rio de Janeiro, o Jiu Jitsu conseguiu o lugar de luta mais eficiente do Brasil e posteriormente com o UFC do mundo.

Por que o Jiu jitsu é eficiente? O que faz uma coisa ser destacadamente melhor que as outras? Essas perguntas atraíram milhares de praticantes para aprender Jiu Jitsu.

Se elas procuravam por uma luta eficiente podemos presumir que elas buscavam uma defesa pessoal, queriam estar prontas para qualquer imprevisto, aqui começamos a entrar no campo mais importante, como o Jiu Jitsu melhora a vidas das pessoas, se sentirem mais seguras embora muito importante não é o único nem tão pouco o principal objetivo, a atividade física impacta diretamente na saúde física e mental de todos os praticantes, isso também é bom, mas será tudo? Absolutamente não.

Quem não gostaria de em uma só tacada aprender a se defender, melhorar a saúde física e ainda dar um “boost” na sua autoestima?

Logo, o que procuramos através do Jiu Jitsu é o desenvolvimento pessoal, a busca das virtudes, ter uma vida próspera e no final poder estender isso aos outros, o senso de comunidade do Jiu Jitsu talvez seja uma das coisas mais fortes e especiais que temos e você pode desfrutar disso também, se souber buscar a filosofia por trás da arte de lutar.

Se ajudar mutuamente na busca pela evolução, é prática constante e obrigatória em todas as academias de Jiu Jitsu, para se desenvolver você precisa também desenvolver seus companheiros de treino, o que nos coloca em uma posição de generosidade para com o próximo através do compartilhamento de conhecimento.

Aprendemos no Jiu Jitsu que lutar não é fácil, é bom que não seja, pois isso nos tira da zona de conforto e nos faz evoluir, de tanto praticarmos o ganhar e perder nos acostumamos com os movimentos de cair e levantar quantas vezes forem necessárias, e como aprendemos com Charles Darwin, ganha o jogo não o mais forte ou o mais rápido, mas sim aquele que melhor se adapta e continua no jogo, desenvolver a resiliência é chave para qualquer forma de sucesso e não há melhor lugar para praticar isso que no Jiu Jitsu.

Ser virtuoso é ter coragem, coragem para agir quando necessário, para dizer o que pensa, para defender a verdade, para ajudar os outros, para lutar por uma causa maior. Coragem talvez seja a virtude que mais está em falta em nossos dias, a boa notícia é que você pode aprender a ser corajoso, isso é treino. Coragem não é ausência de medo, que deve ser apenas um sentimento momentâneo e nunca um estado de espírito, pois isso leva a covardia, talvez um dos mais graves atributos do ser humano.

Qualquer um pode acessar esses benefícios e começar a ver a vida através das lentes do Jiu Jitsu , porém tem uma coisa que ninguém pode fazer por você, agir, você precisa dar o primeiro passo e o Jiu Jitsu vai naturalmente te transformar em sua melhor versão, afinal o Jiu Jitsu é pra você!

Virtudes que acredito

01.

Coragem

Essa é a virtude principal do ser humano e ela é trabalhada diariamente em nossas vidas. É por meio dela que trilhamos nosso caminho.

02.

Temperança

É a virtude que sustenta, que promove o auto respeito e com o próximo, seja com a pessoa mais próxima ou a que será envolvida a longo prazo.

03.

Justiça

Nos guia e nos faz permanecer no caminho reto. É a virtude que nos aponta se estamos seguindo com nossos valores e com os das pessoas ao nosso entorno.

04.

Sabedoria

É a virtude que nos serve como mentor, que olha de cima e longe, nos envolvendo a todo o momento, na prática e na teoria, no trajeto curto e a logo prazo.


Um exemplo de "trajetória do herói"

Fabio Gurgel do Amaral começa aos 13 a praticar o Jiu JItsu. Se dedica com afinco e conquista sucesso como atleta. Vence 4 campeonatos mundiais. Paralelamente como professor e treinador forma diversos outros campeões mundiais, como professor construiu a academia mais bem sucedida do Jiu Jitsu, lidera a equipe de competição e torna o time mais vencedor da história. Depois de tudo isso, começa um novo desafio sendo o CEO da Associação Alliance com mais de 300 afiliados no mundo inteiro e compartilha o seu conhecimento para elevar o nível do jiu jitsu para todos.

 
Trajetoria do Heroi